7 equipamentos para segurança no trabalho essenciais

2020-06-29

7 equipamentos para segurança no trabalho essenciais

Há uma quantidade enorme de equipamentos para segurança no trabalho. E cada um desses itens é utilizado conforme o perigo ao qual o trabalhador é exposto, a fim de lhe proteger a integridade física e resguardar sua sanidade. Com o tempo, a tecnologia vai aperfeiçoando materiais e trazendo novas opções ao mercado.

Sabe quais são os 7 EPIs mais importantes para a proteção dos trabalhadores da empresa ou indústria:

Capacetes

Equipamento bastante corriqueiro, feito para a proteção da cabeça, é utilizado tanto em áreas cobertas quanto nos espaços descobertos. No geral, o capacete protege contra a queda de objetos ou pancadas na cabeça do trabalhador, mas também existem tipos especiais que ajudam na proteção contra a radiação solar e a eletricidade, por exemplo. O acréscimo de viseira e do arco voltaico proporciona uma proteção para os olhos contra faíscas de soldagem, corrente elétrica e partículas em suspensão.

Protetores auriculares

Dentre os equipamentos de proteção auricular, os mais utilizados são os abafadores de ruídos e tampões de ouvido. Os ruídos muito altos estão entre os acontecimentos mais prejudiciais à saúde do trabalhador, mas que só terão suas consequências percebidas depois de muitos anos de exposição a máquinas, motores e outros agentes causadores do problema. Os protetores podem ser do tipo concha, plug ou conjugado com o capacete e viseira.

Máscaras

Este é o EPI mais importante para a filtrar o ar de gases poluentes e outros contaminantes, tais como partículas e poeira provenientes de materiais tóxicos. Os artigos de proteção facial podem ser feitos de vários tipos de material. Além disso, os modelos variam de simples barreiras filtrantes com alças e filtros químicos a respiradores em concha ou semifaciais.

Luvas

O tamanho e a matéria-prima de fabricação das luvas variam de acordo com os riscos contra os quais se quer proteger. Há luvas que se alongam da mão até o topo do braço, por exemplo, e outras mais curtas que protegem apenas as mãos e o pulso. As luvas de raspas são ideais para quem trabalha com agentes abrasivos, as com palmas texturizadas são boas para quem trabalha com manuseio de cargas pesadas, as luvas de borracha nitrílica são excelentes opções para lidar com agentes químicos e biológicos e as luvas feitas em PVC servem para os trabalhadores expostos a solventes, óleos e graxa.

Calçado de segurança

Há sapatos bastante adequados para proteger os trabalhadores contra derrapagens em ambientes molhados e escorregadios, bem como contra esfoladelas e arranhaduras dos objetos pontiagudos e cortantes do entorno e contra outros agentes mecânicos. As botas também são úteis para evitar picadas e mordidas de animais em ambiente silvestre.

Equipamentos para trabalho em altura

Os equipamentos mais utilizados para que os trabalhadores não corram riscos de quedas, de sorte que tenham mais segurança nos serviços feitos em altitude, são os cintos, os cinturões, os talabartes reguláveis, os mosquetões e os trava-quedas. É comum que esses EPIs sejam empregados em conjunto.

Coletes de sinalização

O colete é o equipamento usado para indicar a presença do trabalhador na área. Em geral, são vestimentas que destacam o usuário no escuro ou em áreas com pouca iluminação, como estradas, pistas à noite e demais ambientes escuros.

O investimento nos EPIs certos para sua empresa ou indústria vai estimular o respeito e a produtividade de sua equipe e evitar problemas trabalhistas com acidentes e prejuízos à saúde de seus funcionários no futuro.

Na Picoven temos uma amplia variedade de equipamentos de segurança das melhores marcas nacionais e importadas.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies. Saber mais